Áreas de Aplicação
Das inúmeras possibilidades de aplicação destes elementos de elevação, mostramos aqui apenas alguns:
1) PRODUÇÃO: Máquinas operatrizes, prensas, dispositivos tensionados, mesas de elevação, alimentadores de material, equipamentos basculantes, máquinas de processamento de plástico, assim como máquinas de teste.
2) MONTAGEM E MANUTENÇÃO: Andaimes, mesas de montagem, plataformas de trabalho, dispositivos de elevação e elevadores para veículos.
3)ARMAZENAGEM E TRANSPORTE: Mesas elevatórias, dispositivos de regulagem de prateleiras, plataformas que podem ser reguladas para cada altura de veículos. Unidades motrizes para pontes de acesso de passageiros em aeroportos.
4) LAMINADORES DE FUNDIÇÃO: Mesa de empilhamento para chapas, regulagem dos rolos laminadores e cadinhos. Motorização para forros giratórios.
5) FUNDIÇÃO DE ALUMÍNIO: Regulagem de eletrodos.
6) CONSTRUÇÃO: Dispositivos viradores e encaixadores de elementos pré-moldados, janelas escamoteáveis, paredes, andaimes, assim como, motorização de palcos de teatro, salões de esportes ou outros fins.
7) OBRAS HIDRÁULICAS E PONTES: Motorização para comportas, carros para controles de pontes e cais elevatórios.
8) PESQUISA: Diversas instalações para pesquisa nuclear e institutos, assim como, dispositivos de fechamento para câmara quente laboratórios de isótopos, regulagem do pistão e aparelhos de elevação para túneis de vento e cyclotrons.
EQUIPAMENTO HIDRÁULICO PARA RECARRILHAMENTO DE LOCOMOTIVAS, VAGÕES E CARROS METROVIÁRIOS
CONSTRUÍDO EM LIGA DE METAL LEVE - ALUMÍNIO
Os cilindros e a ponte de recarrilhar são fabricadas em liga especial de metal leve - alumínio proporcionando peso muito inferior aos equivalentes de aço aliado a excelente resistência mecânica.
Os cilindros telescópicos de 2 estágios proporcionando uma grande elevação com uma altura reduzida, aplicados nas laterais das locomotivas-vagões. Quando não houver altura suficiente para seu emprego, inicia-se a operação de levantamento com a utilização dos cilindros de estágios múltiplos, que partem de uma altura fechados muito reduzida e, com os calços tipo ferradura e tipo pastilha, atingem altura suficiente para a colocação dos cilindros telescópicos.
O deslocamento lateral, após feita a elevação, dirige até a locomotiva/vagão até sua posição correta em cima da linha férrea, quando é feito o abaixamento sobre os trilhos. Todos esses movimentos são realizados hidraulicamente, comandados a uma distância segura da carga.
1)Cilindros de levantamento
CILINDROS TELESCÓPICOS
MODELO | CAP. TON | ALTURA (mm) | CURSO (mm) | PESO Kg |
---|---|---|---|---|
40/20A | 40/20 | 512 | 347/308 | 40 |
40/20B | 40/20 | 300 | 148/125 | 30 |
60/30A | 60/30 | 460 | 270/290 | 60 |
60/30B | 60/30 | 250 | 105/105 | 40 |
120/60A | 120/60 | 435 | 240/254 | 75 |
120/60B | 120/60 | 250 | 88,5/86,5 | 50 |
CILINDROS DE ESTÁGIO MÚLTIPLO
MODELO | CAP. ton | ALTURA (mm) | CURSO (mm) | PESO kg |
---|---|---|---|---|
AH60 | 60 | 230 | 85 | 38 |
AH120 | 120 | 315 | 120 | 62 |
FERRADURA ZAH60/120 - PASTILHA KAH60/120 |
60 ton. |
120 ton. |
Altura 1 º calço ferradura | 75 | 130 |
Altura 2º, 3º, 4º calço | 64 | 95 |
Altura Calços Pastilhas | 65 | 95 |
2) Acionamento:
CONSOLE DE COMANDO SP : Com 4 válvulas de 4 vias e 3 posições centradas por mola, com manômetro e conexões de engate rápido de entrada da bomba e de saída para cilindros.
BOMBA HIDRÁULICA MOTORIZADA G710: Motor a gasolina - 4 tempos - 3,4 HP a 3600 rpm, reservatório de óleo para 40 litros.
BOMBA HIDRÁULICA MANUAL 910A - 4-8D: Para acionamento de emergência, com reservatório de óleo para 15 litros.
3) Deslocamento Lateral
Ponte de recarrilhar
MODELO | CAP. TON | COMP. (mm) | ALTURA (mm) | LARGURA (mm) | PESO kg |
---|---|---|---|---|---|
PR2,25 | 120/60 | 2250 | 180 | 280 | 88 |
PR4,5 | 120/60 | 4500 | 180 | 280 | 175 |
Capacidade 120 ton totalmente apoiada e 6 ton. em vão livre de 1,6 m.
BASE TRANSVERSAL SR120
Para deslocamento lateral dos cilindros sobre a ponte de recarrilhar, com roletes e placa superior giratória, com capacidade para 120 ton., peso 24 kg.
CILINDRO DE DESLOCAMENTO LATERAL BR10/6
Capacidade 10 ton de compressão e 6 ton de tração, curso de 350mm
CONTRA SUPORTE GV
Para fixação do cilindro de deslocamento lateral a ponte de recarrilhar . Quando se utilizam dois cilindros de deslocamento lateral, os suportes são duplo DGV, empregados com encaixe duplo DAV dos cilindros de deslocamento lateral à base transversal.
4) Acessórios
MANGUEIRAS
Em comprimentos de 5 metros RP3C-15 e de 10 metros RP3C - 30, completas com engate rápidos.
Válvulas de Distribuição VST
Para acionamento de mais de 4 cilindros pelo console de comando, permitindo derivação das linhas de pressão para dois cilindros cada simultaneamente.
MACACO ELETROMECÂNICO - MODELO BRDEF50 - CAPACIDADE 50 TONELADAS.
1) CARACTERÍSTICAS:
Capacidade Individual | 50 ton |
Capacidade por conjunto de 4 peças | 200 ton |
Altura mínima da unha | 800 mm |
Elevação efetiva | 1400 mm |
Altura Máxima da unha | 2200 mm |
Altura total do macaco | 3124 mm |
Velocidade da elevação | 3cm/min |
Comprimento do apoio da Unha | 254 mm |
Largura do apoio da Unha | 324 mm |
Distância entre centros do fuso e dos roletes | 292mm |
Distância entre centros do fuso e face do apoio da unha | 305mm |
Distância entre cerdos e roletes | 914 mm |
Largura da base do macaco | 584 mm |
Comprimento da basedo macaco | 867 mm |
Largura externa incluindo as rodas | 1054 mm |
Comprimento externo incluindo as rodas | 1368 mm |
Distância entre centros de rodas | 769,9 mm |
Distância entre centro do fuso e a face da coluna vertical | 152 mm |
Bitola da viga da coluna de elevação | 276 mm |
Diâmetro da rosca do fundo de elevação | 125 mm |
Rotação do fuso | 10 rpm |
Peso por macaco | 2300 kg |
Peso por conjunto de quatro macacos | 9200 kg |
Peso por macaco distribuído nas rodas dianteiras | 1846 kg |
Peso por macaco distribuído na roda traseira | 454 kg |
Diâmetro das rodas dianteiras | 500 mm |
Diâmetro da roda traseira | 300 mm |
Área dos pontos de apoio dianteiro (2) sobre o piso | 203 x 124 mm |
Carregamento máximo no ponto de apoio dianteiro sobre o piso | 23.145,20 kg |
Área dos pontos de apoio traseiro (1) sobre o piso | 203 x 152 mm |
Carregamento máximo no ponto de apoio traseiro sobre o piso | 6009, 60 kg |
Pressão sobre o piso nos pontos de apoio dianteiros (2) | 91,95 kg/cm² |
Pressão sobre o piso no ponto de apoio traseiro | 19,48 kg/cm² |
Moto-freio elétrico trifásico 440V - 60 Hz de 12,5 HP a 1800 rpm | |
Esforço inicial para movimentação manual do macaco | 36,3 kg |
Esforço para a manutenção da movimentação manual do macado | 20,4 kg |
Conforme especificação | FE-2120-57-900 |
FABRICANTE | DIFASA |
MARCA | DIFASA |
MODELO | BRDEF50 |
2) Características de Operação;
Conforme especificação: FE-2120-57-900, os macacos eletromecânicos serão fornecidos em jogos de quatro unidades de levantamento de locomotivas e vagões.
O equipamento será equipado com comando centralizado possibilitando o acionamento individual ou em conjunto. O comando central dos macacos está localizado no macaco nº 1, possuindo cada macaco seu comando individual. Os macacos nº1 e 2 (cabeceira da locomotiva) são interligados, assim como os macacos nº 3 e 4 (traseira da locomotiva). Na operação em conjunto, o macaco nº1 é interligado ao nº 3, assim interligando os pares 1-2 e 3-4. Os macacos são acionados individualmente até atingirem os respectivos pontos de elevação de cargas existentes na locomotiva, para então serem acionados, a partir do macaco nº1, para o levantamento do conjunto. Eventuais diferenças de elevação, decorrentes de cargas diferenciadas nos quatro pontos ou de variação de rotação dos motores, devem ser acompanhadas visualmente corrigidas com a parada do macaco que se atrasar na elevação em relação. às demais. Cada macaco será equipado com jogo de três rodas para deslocamentos e olhal para levantamento. Ao iniciar-se a elevação sob a carga, as rodas dianteiras são automaticamente recolhidas, repousando toda a carga nos pontos de apoio ao solo. A roda traseira é direcionável através de alavanca de movimentação.
3) Características do Projeto e Fabricação;
Características do sistema elétrico;
Circuitos de força:
- Tensão Trifásica: 440 Vca
- Frequência: 60 Hz
Tomadas:
- Tensão Monofásica: 220 Vca
- Frequência: 60 Hz
4) Proteção de Superfície e Pintura;
As superfícies não usinadas, serão desoxidadas, preferenciamente com abrasivo, até o metal quase branco ( As 2 1/2, padrão sueco) e, após completar o tratamento de limpeza, se procederá à pintura de base.
Serão aplicadas duas demãos de tinta base, rica em zinco e a pintura de acabamento, com a cor padrão da DIFASA (Amarelo Segurança - Padrão Munsell 5 Y 8/12) ou outra cor selecionada pelo cliente.
5) Embalagens;
O equipamento será embalado de forma a não sofrer danos durante o transporte, com as rodas na posição de elevação de cargas (recolhidas).
Após o teste na fábrica, os óleos lubrificantes serão drenados das caixas de engrenagens e será fixado uma placa ou adesivo de fácil retirada, contendo a inscrição "sem óleo". Estão previstos para cada embalagem olhais para levantamento existentes nos macacos.
6) Garantia;
A DIFASA além de ser inteiramante responsável pelas garantias dispostas nesta especificação garantirá ainda, intransferívelmente que o funcionamento de cada equipamento seja satisfatório e esteja dentro das características para os quais foram projetados, inclusive no que diz respeito a rendimentos, margens de segurança, capacidade de sobrecarga e outras indicações particulares de cada fornecimento.
A Difasa garantirá que o conjunto montado opere em perfeitas condições, sem que seja necessária a intervenção do cliente no que diz respeito à manutenção.
O prazo de garantia será de 36 meses contados a partir da entrega técnica do equipamento contra quaisquer defeitos de fabricação e ou material.
7) Análises Estruturais do Macaco BRDEF50;
A MSC Brasil Software e Engenharia dispõe e utiliza o sistema de simulação MSC Patran e MSC Nastran (softwares para modelagem e análise estrutural). MSC Patran e MSC Nastran constituem um sistema MCAE (Mechanical Computer Aided Engineering) completo, permitindo ao seu usuário a simulação do comportamento estrutural de uma peça mecânica qualquer. Como prova irrefutável e insofismável da garantia que oferecemos, todo o equipamento será fornecido com laudo e simulações numéricas.
Manual de Operação e Manutenção.
8) Resultados de carregamento de Macaco Ferroviário de 50 toneladas - Marca Difasa
Os desenhos a seguir servem como orientação aos resultados.
9) Condição de Carregamento;
O macaco foi carregado com 50 toneladas na direção vertical de acordo com a figura a seguir.
10) Resultado da posição 1
Deslocamento Máximo: 7.40mm
11) Resultado da posição 1
Tensão no Chassi - tensão limite e escoamento so material: 375 MPa.
12) Macaco Eletromecânico - Modelo BRDEF50 - Capacidade 50 toneladas.
13) Conjuntos de Macacos Eletromecânicos - Modelo BRDEF50 - Capacidade 200 toneladas - Fornecidos para a Companhia Vale do Rio Doce - São Luiz - MA. Sendo ada conjunto composto por 4 Macacos com capacidade de 5o ton. cada. ordem de Compra nº 4385/03 - Para 02 Cnjuntos que estõ trabalhando no departamento de supervisão - GARUG (98) 3218-4849
14) Conjuntos de 4 Macacos Eletromecânicos BRDEF-50 - capacidade 50 toneladas cada um, fornecidos para MRS logística S/A - São Paulo - Av. Raimundo Pereira de magalhães, 902 - V. Anastácio, sendo 2 entregues em 2008 e 2 em 2009.
Macaco Eletromecânico
Parte Mecânica
Macaco Eletromecânico
Parte Elétrica
CLIENTE: Companhia do metropolitano de São Paulo
LOCAL: São Paulo -SP
ANO:1974
EQUIPAMENTO: Sistemas de Elevação de Carros Metroviários em pares, composto por 12 vala de inspeção contendo cada vala um conjunto de 4 macacos de 50 toneladas cada (elevação e sustentação das caixas) e um conjunto de 9 macacos de 2o toneladas cada (abaixamento dos truques), num total de 144 macacos, elevação 1750mm.
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CLIENTE: Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô
LOCAL: São Paulo - SP
Ano: 1974
Equipamento: Sistemas de elevação de carros metropolitanos em pares, composto de 12 valas de isnpeção contendo cada vala um conjunto de 4 macacos de 50 toneladas cada (elevação e sustentação das caixas) e um conjunto de 8 macacos de 20 toneladas cada (abaixamento dos truques), num total de 14 macacos, elevação 1.750 mm.
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CLIENTE: Companhia Brasileira de trens metropolitanos - CBTU - STU/REC
LOCAL: Recife - PE
Ano: 1989
Equipamento: Conjunto de 4 macacos eletromecânicos com capacidade individual de 25 toneladas, eleveção 1397 mm, para elevação de locomotivas.
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CLIENTE: Companhia Brasileira de trens metropolitanos - CBTU - STU/REC
LOCAL: Recife - PE
Ano: 1989
Equipamento: Conjunto de 4 macacos eletromecânicos com capacidade individual de 25 toneladas, eleveção 1397 mm, para elevação de locomotivas.
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CLIENTE: FEPASA- Ferrovia Paulista S/A.
LOCAL: São Paulo
Ano: 1986
Equipamento: 4 conjuntos de Elevação compostos por 2 Pórticos cada, com capacidade de 40 toneladas por conjunto, altura mínima das unhas 725 mm, altura máxima das unhas 725 mm, altura máxima das unhas 2.300 mm, elevação de 1575 mm.
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CLIENTE: FEPASA- Ferrovia Paulista S/A.
LOCAL: São Paulo
Ano: 1986
Equipamento: 4 conjuntos de Elevação compostos por 2 Pórticos cada, com capacidade de 40 toneladas por conjunto, altura mínima das unhas 725 mm, altura máxima das unhas 725 mm, altura máxima das unhas 2.300 mm, elevação de 1575 mm.
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Já fomos o primeiro (1995)
Mas continuamos no Mercado
Alguns de nossos concorrentes já passaram por aqui...
e continuam com nossas ideias e desenhos.
CLIENTE: Companhia Vale do Rio Doce
LOCAL: São Luiz- MA
Ano: 2000
Equipamento: Sistema hidráulico de elevação e deslocamento lateral de vagões de 130 toneladas e locomotivas de 180 toneladas, composto por 2 cilindros hidráulicos telescópicos 2 estágios com capacidade de 120/ 60 toneladas, e um cilindro de estágios múltiplos para elevação pelo engate com capacidade de 120 toneladas.
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CLIENTE: Companhia Vale do Rio Doce - CVRD - EFC
LOCAL: São Luiz- MA
Ano: 1982
Equipamento: Sistema hidráulico de elevação de locomotivas de 180 toneladas, composto por 2 cilindros hidráulicos com capacidade de 100 toneladas acionados por moto-bomba de alta pressão.
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CLIENTE: Ferrovias Bandeirantes S/A - Ferroban
LOCAL: Campinas - SP
Ano: 2000
Equipamento: Sistema hidráulico de elevação de locomotivas de 180 toneladas, composto por 2 cilindros hidráulicos com capacidade de 100 toneladas acionados por moto-bomba de alta pressão.
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CLIENTE: Ferrovias Bandeirantes S/A - Ferroban
LOCAL: Campinas - SP
Ano: 2000
Equipamento: Sistema hidráulico de elevação de locomotivas de 180 toneladas, composto por 2 cilindros hidráulicos com capacidade de 100 toneladas acionados por moto-bomba de alta pressão.
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CLIENTE: Companhia Vale do Rio Doce - CVRD - EVFM
LOCAL: Vitória - ES
Ano: 2000
Equipamento: Sistema hidráulico de elevação e deslocamento lateral de vagões de 130 toneladas e locomotivas de 180 toneladas, composto por 2 cilindros hidráulicos telescópicos de 2 estágios com capacidade de 120/60 toneladas, e 1 cilindro hidráulico de estágios múltiplos para elevação pelo engate com capacidade de 120 toneladas.
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CLIENTE: blackE Ferroviária federal S/A - FRRSA - SR2
LOCAL: Juis de Fora - MG
Ano: 1990
Equipamento: Sistema hidráulico de elevação de locomotivas de 120 toneladas, composto por cilindros hidráulicos com capacidade de 100 toneladas acionados por moto-bomba de alta pressão.
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CLIENTE: Companhia Paulistade Trens Metropolitanos - CPTM
LOCAL: São Paulo - SP
Ano: 2003
Equipamento: 1 conjunto de elevação compostos por 2 pórticos cada, com capacidade e 40 toneladas por conjunto efetiva de 1.575 mm e reforma de 2 conjuntos fornecidos em 1986.
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CLIENTE: Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM
LOCAL: São Paulo - SP
Ano: 2003
Equipamento: 1 conjunto de elevação compostos por 2 pórticos cada, com capacidade e 40 toneladas por conjunto efetiva de 1.575 mm e reforma de 2 conjuntos fornecidos em 1986.
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CLIENTE: Companhia Siderúrgica Nacional - CSN
LOCAL: Volta blackonda - RJ
Ano: 1976
Equipamento: Sistema hidráulico de elevação e deslocamento lateral de Vagões Torpedo de 550 toneladas, composto por 4 cilindros hidráulicos telescópicos de 2 estágios com capacidade de 120/60 toneladas.
AGORA FABRICADOS PELA DIFASA
MACACOS MECÂNICOS JOURNAL JACK
TIPO | MODELO Nº | CAPACIDADE (ton) | CURSO DO PISTÃO (mm) | ALTURA FECHADO (mm) | DIAM. DA CABEÇA (mm) | DIA. DA BASE (mm) | CURSO HORIZONTAL (mm) | PESO APROX (kg) |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
BAIXOS |
JJ-1513 JJ-2513 JJ-3513 JJ-5013 JJ-10011 |
15 25 35 50 100 |
125 125 130 130 105 |
255 255 280 290 310 |
63 77 87 105 127 |
113 127 147 166 235 |
12 16 24 31 72 |
|
MÉDIOS |
JJ-1015 JJ-2525 JJ-3020 JJ-3525 JJ-5025 |
10 25 30 35 50 |
150 250 200 250 250 |
280 395 350 410 445 |
65 77 95 87 105 |
108 127 148 147 166 |
12 21 26 32 43 |
|
ALTOS |
JJ-2533 JJ-3535 JJ-5035 |
25 35 50 |
330 350 350 |
485 535 535 |
77 87 105 |
127 147 166 |
25 37 49 |
|
COM BASE TRANSVERSAL |
TJ-1513 TJ-2525 TJ-2533 TJ-3020 TJ-3525 TJ-3535 TJ-5025 TJ-5035 |
15 25 25 30 35 35 50 50 |
125 250 330 200 250 350 250 350 |
340 485 575 447 507 632 553 683 |
63 77 77 95 87 87 105 105 |
300 300 450 300 300 450 300 450 |
35 51 60 64 70 80 91 102 |
|
MODELO | CAP. (ton) | ALT. (mm) | CURSO (mm) | PESO (kg) |
---|---|---|---|---|
A17 | 15 | 575 | 330 | 20,4 |
Os modelos iniciados por "A" possuem carcaça e liga de metal leve-alumínio.
Macacos Mecânicos SUPERJACK® Tipo Garrafa com Coroa e Pinhão
5 anos de garantia
MODELO | CAP. (ton) | ALTURA (mm) | CURSO (mm) | PESO (Kg) |
---|---|---|---|---|
1510 B | 15 | 254 | 127 | 12,7 |
2510B | 25 | 254 | 127 | 17,3 |
A2510B | 25 | 254 | 127 | 13,6 |
A2515B | 25 | 381 | 229 | 19,1 |
3510C | 35 | 254 | 127 | 18,6 |
A3510C | 35 | 254 | 127 | 14,5 |
5010B | 50 | 254 | 102 | 34,1 |
A5010B | 50 | 254 | 102 | 26,8 |
Os modelos iniciados por "A" possuem carcaça em liga de metal leve-alumínio
MODELO | CAP. (ton) | ALTURA (mm) | CURSO (mm) | PESO (Kg) |
---|---|---|---|---|
84A | 5 | 356 | 178 | 12,7 |
85A | 5 | 432 | 254 | 3,6 |
86A | 5 | 508 | 330 | 15,9 |
22 | 10 | 540 | 318 | 29,5 |
1017 | 10 | 432 | 241 | 18,2 |
A1022 | 10 | 521 | 305 | 19,1 |
24A | 15 | 591 | 330 | 42,2 |
2029 | 20 | 718 | 457 | 47,2 |
126/127 | 25 | 699 | 318 | 87,6 |
135 | 35 | 686 | 406 | 97,6 |
MACACOS MECÂNICOS DE CREMALHEIRA
Tipo Cremalheira com descida controlada
*Todos os modelos possuem unha lateral para elevação de carga a pequena altura do solo, exceto o modelo 135
TIPO | MODELO nº | CAPACIDADE TONELADAS | CURSO DO PISTÃO (mm) | ALTURA FECHADO (mm) |
---|---|---|---|---|
COM BASE TRANSVERSAL | TJ-5035 | 50 | 350 | 683 |
DIÂMETRO DA CABEÇA (mm) | DIÂMETRO DA BASE (mm) | PESO APROX. (kg) | CURSO HORIZONTAL (mm) |
---|---|---|---|
105 | 450 | 102 |